por Koanna K. Pontes/ Imagem: divulgação
Saudações 2017! Início de ano é tempo de férias e de curtir o carnaval com muita alegria - período de três dias de folia que precede a quarta-feira de cinzas, considerada uma das manifestações populares mais animadas no mundo. Festa de origem européia onde os foliões vestiam-se com máscaras e fantasias para brincar nas ruas. Tal tradição chegou ao Brasil em meados do século XVII, trazida pelos portugueses durante o período de colonização, no qual, os primeiros blocos carnavalescos e as primeiras marchinhas de carnaval só surgiram no final do século XIX. Já na contemporaneidade, só na região Nordeste, a tradição mantém-se viva com o autêntico carnaval de rua. No Estado de Pernambuco, acontece o Carnaval Multicultural – valorizando a tradição com a intenção de perpetuar a cultura local.
No Recife, sábado de Zé Pereira, é dia do Galo da Madrugada – o maior bloco carnavalesco do mundo que arrasta mais de 1,7 milhões de foliões a cada ano, pelas ruas de São José, bairro onde foi fundada a agremiação em 24 de janeiro de 1978, exatamente na Rua Padre Floriano nº43, por um grupo de amigos e familiares coordenados por Enéas Freire. Mas foi no dia 04 de fevereiro do mesmo ano, que a agremiação saiu às ruas pela primeira vez, em defesa do autêntico carnaval de rua com 75 foliões desfilaram no chão, fantasiados de “almas penadas”, ao som de uma orquestra de frevo composta por 22 músicos. Mas em 1984, as orquestras saíram do chão para desfilar em cima de caminhões e com o passar do tempo, foram substituídas pelos trios elétricos.
A cada ano, o Galo sempre surpreende por bater seu próprio recorde mundial ao iniciar a abertura oficial do carnaval na capital do estado. O desfile do Clube de Máscaras Galo da Madrugada inicia seu percurso às 9h da manhã, sem cordão de isolamento, arrastando foliões dos quatro cantos do mundo, em frente ao Forte das Cinco Pontas, depois segue pela Travessa do Forte, volta pelo Forte das Cinco Pontas, segue pela Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto (sede do Galo), Rua do Muniz, Av. Dantas Barreto, até chegar na Av. Guararapes e dispersa na Rua do Sol. E por incrível que pareça, uma noite antes do sábado do Galo, já existe uma multidão a sua espera, que dorme ao ar livre só para garantir um lugar, por onde o bloco vai passar. São foliões e vendedores ambulantes que garantem o sustento da família no mercado informal vendendo alimentos, bebidas e até adereços diferenciados em nome do Galo. No passo, a sede do bloco, também oferece artigos oficiais em nome do bloco: camisas, chinelos, copos, chapéus, bonés, CD’s, porta CD’s, porta latas, relógios, squeeze, chaveiro, mini estandarte, cerâmica, caneca, imã de geladeira, entre outros produtos que garante emprego e garante a renda familiar de muita gente. Afinal, o Galo da Madruga não representa apenas uma agremiação carnavalesca, no qual, desenvolve diversos projetos durante o ano todo. Confira:
1. Quinta do Galo - são realizadas todas as quintas-feiras na sede do Galo, durante os 12 meses do ano;
2. Bloco das Ilusões - nos sábados do mês de janeiro, que antecedem o carnaval, são realizados acertos de marchas do bloco que foi fundado em 1980 pelas esposas dos diretores da agremiação;
3. Pinto da Madrugada – a prévia acontece no Clube Alemão, no mês de janeiro a partir das 10h da manhã;
4. Samba de PE – às 14h dos sábado, acontece quinzenalmente, centro do Recife em parceria com a cantora Gerlane Lopes;
5. Galo Cultura e Cidadania – durante os 12 meses do ano, a sede do Galo oferece cursos gratuitos de música e confecção de artesanatos para jovens de 10 a 16 anos de idade;
6. Restaurante Varanda do Galo – todos os dias na sede do Galo, das 12h às 16h, degustem a melhor culinária pernambucana.
Em 1994, o Guinness Book, elegeu o Galo da Madrugada como o maior bloco de carnaval do planeta. No ano seguinte, a Prefeitura do Recife homenageou o bloco com a exposição de um galo gigante sobre as águas do Rio Capibaribe. Dois anos mais tarde, em 1996, a apoteose do desfile recebeu um carinho todo especial – nas águas do Rio Capibaribe passaram a ser instalados um casal de Rei e Rainha do Maracatu com sombrinhas do frevo. Lugar antes ocupado pelo Galo, um dos símbolos do carnaval recifense, que pela primeira vez em toda sua história, foi montado no centro da Ponte Duarte Coelho, local em que é montado até os dias atuais. Complementando, camarotes populares e sofisticados foram instalados em plena Av. Guararapes, além de ser coberta com uma enorme sombrinha em tecido colorido, nos remetendo a sensação de um grande guarda-sol.
Portanto, no sábado de Zé Pereira, dia 25 de fevereiro, vista seu kit folião (sacola, camiseta, chapéu australiano, caneca, um par de sandálias) e vá ao centro do Recife frevar na pipoca entre as ruas do bairro de São José ou em um dos 66 camarotes do Galo que oferece total infreestrutura e capacidade máxima para 2.000 pessoas – são 2.000 m² de área com visão privilegiada do desfile, palco para shows, banheiros químicos, lounge relax, espaço Spa & Make Up, burgueria, temakeria, sorveteria, bares e primeiros socorros. Mais antes de cair na folia atrás da troça, aprenda no mínimo, a letra de três marchinhas que o Jornal Metropolitano Notícias PE selecionou entre uma infinidade de músicas indispensáveis para brincar no carnaval multicultural do Recife. Confira!
Voltei, Recife
Alceu Valença
Voltei, Recife
Foi a saudade Que me trouxe pelo braço
Quero ver novamente "Vassoura"
Na rua abafando Tomar umas e outras E cair no passo
Cadê "Toureiros"?
Cadê "Bola de Ouro"? "As Pás", Os "lenhadores" O "Bloco Batutas de São José"?
Quero sentir
A embriaguês do frevo Que entra na cabeça Depois toma o corpo E acaba no pé |
Hino - Galo da Madrugada
Alceu Valença
Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada (BIS)
A manhã já vem surgindo,
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal E o Galo da madrugada, já está na rua, saldando o Carnaval Ei pessoal...
As donzelas estão dormindo
As cores recebendo o orvalho matinal E o Galo da Madrugada Já está na rua, saldando o Carnaval Ei pessoal...
O Galo também é de briga, as esporas afiadas
E a crista é coral E o Galo da Madrugada, já está na rua Saldando o Carnaval Ei pessoal... |
Bom Demais
Alceu Valença
Eu tenho mais que tá nessa
Fazendo mesura na ponta do pé Quando o frevo começa Ninguém me segura Vem ver como é
O frevo madruga
Lá em São José Depois em Olinda Na Praça do Jacaré Bom demais, bom demais Bom demais, bom demais Menina vem depressa Que esse frevo é bom demais Bom demais, bom demais Bom demais, bom demais Menina vamos nessa Que esse frevo é bom demais |
Galo da Madrugada
Rua da Concórdia nº984 – bairro de São de José – Recife/ PE
Fonte: Galo da Madrugada
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.