REVISTA ATUALÍSSIMA! Jás bancas!

Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Jornalista, Editora da Revista Atualíssima!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

JOAZ SILVA - O Mago das Artes Plásticas

 
JOAZ SILVA
O Mago das Artes Plásticas

por KOANNA K. PONTES
Fotos: arquivo Joaz Silva

Segundo historiadores, as artes plásticas surgiram na pré-história, onde o homem primitivo praticava a pintura rupestre em cavernas como uma necessidade de expressão artística. Já na contemporaneidade, é possível utilizar técnicas de produção criativa na construção estética e poética de imagens, como faz Joaz Silva, que é um mago das artes plásticas e desempenha esta atividade como ninguém, destacando-se na elaboração de desenhos artísticos à mão livre e pinturas em tela. Diante disso, a Revista Atualíssima esteve no atelier do conceituado artista para um bate-papo descontraído com exclusividade para nosso periódico.
O recifense Joaz Gomes da Silva (52), filho de Maria de Souza da Silva (falecida há seis anos) e Joaquim Gomes da Silva, pai do Web Designer Wagner Cesar (20) e do músico Lucas Cesar (18), nascido e criado no bairro de Casa Amarela, aos nove anos de idade já se mostrava interessado pelo desenho, ao rabiscar nas paredes da própria casa, com auxilio de um banquinho, imagens do Mickey Mouse, Zorro, Gordo e o Magro, entre outros. Ao completar 15 anos, deixou o sonho de ser um artista de lado, e passou a trabalhar como contador para poder se sustentar. Mas aos 27, na década de 90, resolveu radicalizar e decidiu se dedicar totalmente às artes plásticas e especializou-se em Formação e Especialização em Arte Visual no ICT - Instituto de Cultura Técnica da UFPE, entre outras instituições, como no Museu Murilo “Lá Greca” e no CFAV - Centro de Formação em Artes Visuais. Lá seus professores foram Bill Ludenbeg, Carlos Colombo, Gil Vicente e Eutrópio Bezerra. “Hoje estou onde sonhei. Sou reconhecido por minha arte e não existe nada melhor do que ter conquistado algo que sempre almejei” fala Joaz, que hoje integra o Conselho de Cultura da Cidade do Recife e da Associação dos Artistas Plástico Profissionais de Pernambuco.
Ao redespertar sua veia artística, JoazSilva passou a ser premiado em diversas exposições, além de ter seus trabalhos reconhecidos e expostos nos quatro cantos do mundo, em países como EUA, França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Espanha. No Brasil, as obras estão expostas em vários estados, e em Pernambuco é possível apreciar suas telas e esculturas em locais públicos, como no Palácio dos Governadores, Universidade da FOPE (Faculdade de Odontologia de Pernambuco), Associação dos Delegados, entre outros.
JoazSilva dedica-se há 18 anos às artes plásticas como pintor, escultor, encadernador e restaurador, e há oito anos montou seu próprio atelier. Também trabalha como Arte Educador desde 1996 “Tenho dois ateliers: um utilizo como laboratório para criação de trabalhos pessoais e outro como oficina para meus alunos”, explica Joaz, que ministra aulas de Artes Plásticas de segunda à sábado para crianças e adultos em horário comercial. Com duração de seis meses, o curso abrange todas as fases da área artística: escultura com papel machê, madeira, materiais recicláveis, entre outras matérias primas.“A intenção é que cada aluno tenha sua própria leitura artística, pratica e teórica, como elementos básicos em seu aprendizado.”
O interessante é que Joaz também se dedica a ensinar pessoas especiais, porque, segundo o artista, as artes plásticas também são utilizadas como terapia ocupacional ao aprimorar habilidades, exercitar a criatividade, proporcionar autoconfiança e eliminar ansiedade. Entre seus ex-alunos estão os artistas plásticos Vivica, Tati, Luiz Belo, entre outros.

Portanto, para os que são apaixonados por arte ou pretendem estudar Artes plásticas, vale a pena conhecer o excelente trabalho deste exímio Artista Plástico. Confira!

Joaz Silva - Artista Plástico
Avenida Conde da Boa Vista
Edifício Novo Recife nº66 - Sala 1025 - 1º Andar
bairro da Boa Vista – Recife/ PE
81 – 8832.8825

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Nova Versão da Revista Atualíssima!

por Koanna K. Pontes Foto: Revista Atualíssima! Saudações a todos os seguidores da Revista Atualíssima!  Sou KOANNA K. PONTES, p...